Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Regional Médica da Zona Carbonifera

(48) 3433-0110

Notícias e Eventos

ACM faz alerta sobre agravamento da pandemia

01/03/2021

ACM faz alerta sobre agravamento da pandemia

Nesse domingo (28/02) a Associação Catarinense de Medicina (ACM) emitiu um alerta sobre o agravamento da pandemia de coronavírus, em Santa Catarina. Confira na íntegra a manifestação:
O mês de março de 2021 marca 1 ano da chegada da pandemia da Covid-19 em Santa Catarina. Longe da tão aguardada redução da transmissão do novo coronavírus, o estado vive hoje o mais grave quadro da doença, com a maior lotação dos leitos hospitalares desde o início da crise sanitária mundial e a triste soma de mais de 7,2 mil mortes.

Diante dessa dura realidade, a ACM – Associação Catarinense de Medicina faz um novo alerta à população sobre o agravamento da pandemia em todas as regiões do estado e conclama para que sociedade assuma sua indispensável responsabilidade e conscientização com os cuidados necessários no uso de máscara, álcool nas mãos e distanciamento social, evitando qualquer tipo de aglomeração.

Ao mesmo tempo, a ACM reafirma a urgência de ações estruturais e coordenadas dos gestores da Saúde do Estado e dos Municípios, especialmente para:
– Garantir toda a infraestrutura para atender aos pacientes, como leitos, equipamentos e todos os insumos necessários.
– Garantir a contratação de equipes especializadas para o atendimento aos pacientes, com maior atenção para a assistência nos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
– Garantir as condições dignas de trabalho aos médicos e profissionais da saúde, para que possam proteger os pacientes e suas próprias vidas.
– Garantir vacinação para todos os médicos e profissionais de saúde, para que possam seguir no trabalho de cuidar dos pacientes, seja na linha de frente da Covid-19, seja nos demais locais de atividades no setor.
– Garantir a celeridade essencial à campanha de vacinação dos catarinenses.
– Garantir a manutenção da habilitação de leitos de UTI junto ao Ministério da Saúde.
– Garantir o uso da inteligência de dados, para monitorar os casos e conter a transmissão da doença.
– Garantir comunicação proativa para orientar sobre os cuidados da sociedade, no respeito aos protocolos.
– Garantir a efetiva fiscalização do cumprimento dos protocolos que normatizam os cuidados em todo território catarinense e a punição daqueles que os desrespeitarem, colocando as vidas sob ameaça.


A ACM vem atuando fortemente desde o início da pandemia, buscando soluções, promovendo ações, firmando alianças e parcerias de grande importância no enfrentamento ao Covid-19 em toda Santa Catarina. Assim, a entidade posiciona-se mais uma vez para reafirmar seu compromisso com a saúde da população e em defesa dos médicos catarinenses.


Ademar José de Oliveira Paes Junior
Presidente ACM