Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Regional Médica da Zona Carbonifera

(48) 3433-0110

Notícias e Eventos

Dr Fábio Souza fala sobre a pandemia da Covid-19 em entrevista à CBN Diário

24/07/2020

Dr Fábio Souza fala sobre a pandemia da Covid-19 em entrevista à CBN Diário

Dr Fábio Souza fala à rádio CBN Diário. Como presidente da Associação Catarinense de Pneumologia, o Dr Fábio fala sobre a pandemia do Coronavírus Covid-19 e procedimentos para combate à doença. 

Em entrevista à CBN Diário, o presidente da Associação Catarinense de Pneumologia, Fábio Souza, citou um caso de um de seus pacientes nesta segunda-feira (20), no Sul de Santa Catarina: infectado com o coronavírus, ele queria tomar a hidroxicloroquina. No caso dos profissionais mais resistentes em utilizar o medicamento, pela ausência atual de estudos aprofundados sobre a eficácia no combate à doença, o pneumologista acredita que as instituições devem se apoiar em um termo de consentimento entre as partes para evitar possíveis situações de conflito. 

- Cada instituição tem que conversar muito bem com seu corpo clínico e deixar isso claro. Quando isso acontece, facilita a vida de todo mundo. O médico deve conversar com o paciente e apontar potenciais benefícios, ou que não há benefícios, e ainda os potenciais riscos com a medicação. Se estiver 'ok' no eletrocardiograma, será prescrito. Se não estiver 'ok', é preciso pesar o maior risco para o paciente. No papel de médico, ele precisa alertar sobre os alertas - declarou Souza. 

Ouça a entrevista completa:

https://www.nsctotal.com.br/noticias/medico-aponta-termo-de-consentimento-para-evitar-conflitos-com-paciente-com-covid-19?fbclid=IwAR0gppQgOSw-XXsRNpJyHckqfx6IOBGsPkT95odwqvEZN5nLSNV8jtUfJns