Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Regional Médica da Zona Carbonifera

(48) 3433-0110

Notícias e Eventos

Médicos e estudantes de medicina reunidos em dois dias de conhecimento científico

24/09/2016

Médicos e estudantes de medicina reunidos em dois dias de conhecimento científico

Médicos e estudantes de medicina estiveram reunidos em dois dias de conhecimento científico na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). A 11ª edição da Jornada Médica da Zona Carbonífera trouxe ao Sul do Estado médicos renomados nacionalmente para debates importantes em torno das quatro especialidades básicas: clínica médica, cirurgia, pediatria e ginecologia/obstetrícia.

Além disso, foram debatidos na 1ª Jornada Sul Catarinense de Infectologia temas importantes que vem ao encontro com o momento nacional da infecção pelo zica vírus, a presença das superbactérias e as polêmicas sobre o uso da vacina do HPV. De acordo com o coordenador da 1ª Jornada de Infectologia, Raphael Elias Farias, o grande objetivo do evento foi proporcionar a todos os participantes uma atualização dentro das moléstias infecciosas correlacionando sempre os aspectos epidemiológicos regional, estadual, nacional e internacional.

“Esperamos que todos tenham aprimorando os seus conhecimentos para assim fazer o melhor a todos os pacientes”, frisa o coordenador. Para o presidente da Regional Médica da Zona Carbonífera (RMZC), Alexandre Faraco, o evento oportunizou para médicos e acadêmicos da região a aquisição de conhecimentos sem a necessidade de se deslocarem para centros maiores.

“Foi possível absorver a experiência dos colegas das cidades maiores que vivem o dia a dia com um número muito grande de pacientes e suas complicações. Parte da teoria hoje é amplamente acessível na internet, mas a medicina não é uma ciência exata e cada paciente enquanto indivíduo responde de maneira diferente ao tratamento instituído e são estas experiências que vem de encontro com a Jornada Médica, ou seja, auxiliar aos colegas nos problemas enfrentados nos consultórios, ambulatórios e hospitais”, finaliza Faraco.

Entre os temas debatidos na 11ª edição da Jornada Médica estiveram: mecanismos de ação do oxigênio hiperbárico, hemorragia pós-parto, depressão na infância, diagnóstico de miocardiopatias não-isquêmicas de origem infecciosa e infecções congênitas. Já na 1ª Jornada de Infectologia foram explanados temas como: manifestações extras hepáticas da hepatite, HIV, antibióticos e mitos e verdades sobre a vacina do HPV.

galeria de fotos