Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Regional Médica da Zona Carbonifera

(48) 3433-0110

Notícias e Eventos

População recebe orientações sobre o sono na Praça Nereu Ramos

20/03/2016

População recebe orientações sobre o sono na Praça Nereu Ramos

A população que passou na manhã deste sábado, dia 19, pela Praça Nereu Ramos, em Criciúma, teve a oportunidade de verificar um problema que acomete grande parte da população, o sono. Com auxílio de estudantes de medicina da Unesc, da secretaria de Saúde do município e sob orientação do médico especialista em medicina do sono, Dr. Fábio Souza, os pacientes passaram por medição de IMC e pressão arterial.

Além disso, os interessados realizaram uma consulta odontológica e responderam um questionário médico com perguntas relacionadas ao sono. Conforme Souza, que também é o presidente da Associação Catarinense do Sono, 20% da população possui insônia crônica, enquanto de 30% a 50% registram algum tipo de insônia. “As doenças provocadas pelos distúrbios do sono trazem muitos riscos à saúde, ou seja, a intensão nesta manhã foi orientar e conscientizar a população”, frisa.

Quem não anda com o sono em dia e aproveitou o passeio desta manhã pela região central de Criciúma foi Tânia Regina Carvalho, de 47 anos. “Não tenho um sono bom. Como trabalhamos muito, nossa cabeça não descansa quando deitamos para dormir”, comenta.

Neste tipo de situação, o Dr. orienta a população para que faça um check list com tudo que é preciso fazer no dia seguinte. Este método auxilia que a pessoa esqueça dos compromissos e relaxe, tendo um sono mais tranquilo durante à noite. Quem também não anda com o sono em dia é Marilene Pinheiro, de 39 anos. “Como tenho um filho autista acordo muitas vezes durante à noite por conta dele. Quando volto para cama já está quase na hora de levantar”, ressalta.

Outros métodos ajudam para um sono mais tranquilo. Chamada de higiene do sono, medidas como: evitar o consumo de derivados da cafeína, como café, refrigerante, chá e chimarrão, após as 18 horas. Evitar exercícios físicos quatro horas antes de dormir. Evitar luminosidade como luz branca de celular e tablets, de duas a quatro horas, antes de deitar.

galeria de fotos