Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Regional Médica da Zona Carbonifera

(48) 3433-0110

Notícias e Eventos

Regional Médica de Criciúma alerta sobre a importância da prevenção às doenças cardiovasculares

28/09/2022

Regional Médica de Criciúma alerta sobre a importância da prevenção às doenças cardiovasculares

O Dia Mundial do Coração, lembrado nesta quinta-feira, dia 29 de setembro, foi criado com o objetivo de conscientizar a população a respeito dos problemas cardiovasculares. É uma data importante para incentivar a todos a modificar o estilo de vida, adotando hábitos mais saudáveis de alimentação, exercícios e lazer.

“As doenças cardiovasculares (infarto + derrame), representam a principal causa de mortes no Brasil. São mais de 1100 mortes por dia, cerca de 46 por hora, 1 morte a cada 1,5 minutos (90 segundos). É como se morresse morre um ônibus por hora de infarto no Brasil”, explica o médico cardiologista e presidente da Regional Médica de Criciúma, Dr. André De Luca dos Santos.

De acordo com Dr. André, as doenças cardiovasculares causam o dobro de mortes que aquelas devidas a todos os tipos de câncer juntos, 2,3 vezes mais que as todas as causas externas (acidentes e violência), três vezes mais que as doenças respiratórias e 6,5 vezes mais que todas as infecções incluindo a AIDS. “A Sociedade Brasileira de Cardiologia estima que, ao final deste ano, quase 400 mil cidadãos brasileiros morrerão por doenças do coração e da circulação. Muitas dessas mortes poderiam ser evitadas ou postergadas com cuidados preventivos e medidas terapêuticas. O alerta, a prevenção e o tratamento adequado dos fatores de risco e das doenças cardiovasculares podem reverter essa grave situação”, garante o presidente da Regional Médica.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia criou o Cardiômetro, que é um indicador do número de mortes por doenças cardiovasculares no pais. É possível acompanhar os dados no endereço: http://www.cardiometro.com.br/