Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Regional Médica da Zona Carbonifera

(48) 3433-0110

Notícias e Eventos

Semana nacional conscientiza sobre as doenças do sono

09/03/2016

Semana nacional conscientiza sobre as doenças do sono

Dormir bem é um sonho possível. Com este mote a Associação Brasileira do Sono (ABSONO) prepara mais uma campanha alertando que uma noite bem dormida é fundamental para uma vida mais saudável. A Semana do Sono vai ser realizada de 14 a 19 de março em todo o Brasil. Em Criciúma, o trabalho de informação e conscientização será feito em parceria com a Regional Médica da Zona Carbonífera (RMZC) e a Secretaria Municipal de Saúde.

O presidente da Associação Catarinense do Sono, Dr. Fábio José Fabrício de Barros Souza (CRM 14039, RQE 11800), alerta que hoje já são diagnosticadas e tratadas diversas doenças e distúrbios relacionados ao sono. Uma das principais ferramentas para detecção dessas doenças é pelo exame do sono chamado polissonografia, no qual o indivíduo passa uma noite no laboratório do sono.

Ele elenca várias situações que afetam a rotina do sono e que acabam levando a quadros clínicos como a privação do sono, a apneia obstrutiva do sono (em torno de 30% da população brasileira), a insônia (podendo chegar a índices de 50% das pessoas acometidas), movimentos periódicos de pernas, bruxismo, sonambulismo, entre outros distúrbios. A boa notícia é que os tratamentos hoje têm garantido melhoras significativas para estes quadros.

“Nosso objetivo é justamente o de divulgar para toda a população brasileira informações importantes, novidades e últimas pesquisas que podem ser úteis para o sono”, destaca Fábio, especialista em medicina do sono. O médico salienta que o tratamento das doenças do sono permite a melhora de quadros graves ligados a problemas cardiovasculares e metabólicos como na apneia obstrutiva do sono, assim como também melhora da qualidade de vida por intermédio de terapêuticas eficazes na insônia, síndrome das pernas inquietas e sonambulismo.

Em Criciúma, está programado para o dia 19 de março um dia de conscientização, promovida pela ABSONO em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, e Regional Médica da Zona Carbonífera, na Praça Nereu Ramos.